domingo, 31 de maio de 2009

Aliança

A antiga aliança

A criação do Pai é perfeita e maravilhosa, incluindo o próprio homem que somos nós.   O contato íntimo entre Pai e Filho faz parte do plano de aperfeiçoamento do homem interior, e que apesar do  seu afastamento de Deus, o homem jamais foi abandonado pelo Pai porque o ama.   Deus fez diversas alianças com os homens com o objetivo de reconduzir-los ao caminho de salvação e santificação plena.

HISTÓRIA

No principio Deus criou o céu e terra …

Criou também o homem e a mulher, segundo a sua imagem e semelhança …

Incluindo também aqui as virtudes Divinas invisíveis aos olhos, o raciocínio, a consciência, a inteligência, a liberdade, a capacidade de amar etc… Que são os Dons “presentes” mais preciosos de Deus para nós.

Deus olhou para a sua obra e viu que tudo era bom.

Aos olhos de Deus não havia defeito nenhum naquilo que havia sido criado, apesar de muitas vezes os homens criticarem a obra Divina, colocando defeito nas criações e culpando o Criador pelos seus próprios pecados.

Todo Recém nascido é incapaz de andar, falar ou sobreviver sozinho.

Nenhum homem ou mulher é capaz de deixar seu filho recém nascido sozinho, pois sabe que para sobreviver ele precisa de auxilio, se for deixado só, será morte certa.

http://presentepravoce.files.wordpress.com/2008/03/sagrada-familia-jmj.jpg?w=112&h=124

Não foi por acaso que Deus escolheu uma família para que Jesus viesse ao mundo, e lá Ele ficou até seus 30 anos de idade.

Deus havia traçado um caminho de crescimento para o homem, pois apesar de ser semelhante ao Pai era necessário aprender e se desenvolver em todos os dons do Pai.

Semelhante não significa pronto e muito menos igual.

Gn 3, 8,11 - A fim de atingir este objetivo, O Pai mantinha um contato intimo com Adão no paraíso, o qual transmitia diretamente ao seu filho tudo aquilo que era necessário, diariamente transmitia seu amor e seus ensinamentos pois estava sempre presente.

Que criança não se esconderia logo após ter cometido uma arte ?

Apesar deste contato intimo com o Pai, o homem caiu no pecado, mas ao invés de se arrepender e pedir seu perdão, preferiu se afastar e se esconder entre as arvores, criando assim o principal problema de relacionamento entre duas pessoas, que seria, a distância.

A partir do primeiro pecado, rompeu-se este relacionamento, e com a distância do Pai, tornou este caminho mais longo e os planos de santificação mais complicados, pois o homem preferiu se esconder e se afastar do Pai, ao invés da reconciliação.    Criando assim um muro, um abismo, uma barreira entre Deus e sua criação. Tornou-se necessário a adoção de leis e regras, para que o homem continuasse o seu caminho de conhecimento e crescimento na presença de Deus.

Podemos então dizer que a partir deste momento começou a nossa verdadeira história, a caminhada rumo ao nosso grande objetivo que é; Ser Santo como o Pai é Santo, ou seja, ser realmente semelhante ao Pai em toda sua plenitude, pois até então éramos apenas uma simples imagem.

Dizem por aí que o filho é a cara do Pai, mas ele não é o Pai, se assemelha, mas só será mais semelhante ao Pai quando crescer e aprender a viver como ele vive, reagindo e agindo como ele.

A imagem, estatua, fotografia ou vídeo em movimento, não é o ser que ela retrata, apesar de ser idêntica, mas é apenas um reflexo, uma lembrança um indicador da aparência daquele que realmente É.

Deus com todo amor do seu coração fez de tudo para conduzir o homem no caminho certo, mostrou a sua vontade,  ofereceu seu perdão, mas o pecado levava o homem cada vez mais para longe da presença do Pai.

Quando Deus viu que o mal continuava seduzindo cada vez mais o coração humano, já quando tudo parecia perdido, Deus decidiu acabar com toda aquela criação, que um dia tinha declarado ser BOA, Porém, viu que ainda existia pelo menos um homem fiel na face da terra.

E por este motivo a sua criação não estaria totalmente perdida.

AS ALIANÇAS DE DEUS.

Uma Aliança é um compromisso feito entre duas partes, um contrato que ambos se comprometem a cumprir sendo fieis e obedecendo a todos os termos do acordo.

Que inclui também direitos e deveres.

Era composta basicamente de três coisas.

Sinais

Promessas

Deveres

Lembra-se do juramento feito no ato Matrimonial.

Serei fiel, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até o último dia de minha vida.

 

ARCA DE NOE

1. Aliança com Noé;

Na primeira aliança de Deus com o homem.

O Pai prometeu jamais destruir a sua criação.

Noé deveria, com seu exemplo, guiar toda sua descendência nos caminhos de Deus. Para que ele não se esquecesse desta ALIANÇA Deus colocou o arco íris nas nuvens como SINAL permanente para todas as gerações futuras.

O sinal da aliança no dedo, o que significa ?

Será apenas um sinal ?

Este sinal representa um compromisso entre duas pessoas, que apesar de ser invisível aos olhos e não ser material é tão real como eu ou você.

Apesar de Noé ter sido um homem fiel, e do dilúvio ter lavado o pecado que contaminava a face da terra, as gerações seguintes continuaram a se afastar do caminho SANTO, e o mal continuava se multiplicando entre os homens.

Deus decide então separar seu povo do meio deste pecado.

2. Aliança com Abraão;

Ele, um homem fiel, deveria ser o PAI de uma grande nação de propriedade exclusiva de Deus, que seria conduzida e guiada pela lei de Deus e se multiplicaria como as estrelas do céu.

Deus diz a Abraão, sai da tua casa e tua terra e vai para o lugar onde Eu te indicar, e te darei tudo aquilo que seus olhos puderem ver.

Nesta Segunda aliança, Deus promete dar para os filhos desta nação, todos os seus dons e uma vida prospera numa terra maravilhosa que mana leite e mel.

Este povo seria um testemunho para todos os povos da terra de vida plena na presença de Deus.

Como sinal desta aliança, todo homem deveria ser circuncidado ao sétimo dia de vida, este sinal na sua própria carne seria bem mais visível de que um arco nas nuvens que só aparecia de vez em quando, diariamente todo homem tieria a oportunidade de se lembrar desta aliança celebrada com Deus.

As promessas do Pai não foram o suficiente para mantê-los totalmente fieis a Deus e porque continuaram no pecado acabaram sendo escravos por 400 anos no Egito.

3. Aliança com Moises;

Chamando Moisés para Libertar e liderar o povo escolhido, reconduzindo-os àquela terra maravilhosa com uma nova lei que serviria como luz para guiá-los, passo a passo rumo ao caminho certo, à santificação e à salvação.

moises_10m.jpg

Moises e os Dez Mandamentos

Tudo isso foi realizado com Deus seguindo á frente de seu povo, guiando e realizando grandes sinais e milagres, para que ficasse bem claro que só existe um Deus neste mundo e que está acima de todos os outros deuses criados pelas mãos humanas, por este motivo deveriam aprender que somente seguindo estes mandamentos estariam no caminho da salvação e da vida eterna.

A Ação de Moises termina com o povo entrando para a terra prometida e recebendo das mãos de Deus todas as promessas de sua aliança totamalmente cumpridas, Daqueles que sairam do Egito apenas Josué entrou na terra prometida e pode escrever como testemunho para todas asa gerações que realmente nenhuma das boas palavras do Senhor havia falhado.

retirado de: http://presentepravoce.wordpress.com/2008/02/26/a-antiga-alianca/

Nenhum comentário:

©2007 '' Por Elke di Barros