sexta-feira, 27 de março de 2009

Páscoa

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

Branco

O mais antigo símbolo de Páscoa é a cor branca, que simboliza realeza, autoridade e paz.

Ovo de Páscoa

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

Coelho da Páscoa

Na Europa, quando a neve começa a derreter, o coelho é o primeiro animal que sai de sua toca. O coelho surge anunciando que a vida surge novamente. Desta forma, o coelho simboliza a ressurreição de Jesus; ele representa a Igreja. Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de multiplicar-se espalhando novos discípulos de Cristo

A flor

Significa vitória. Apenas depois da ressurreição de Cristo, os cristãos passaram a colocar flores nos cemitérios.

O peixe

A palavra “peixe” em grego, é um acróstico de confissão de fé: “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”. Esta foi uma das maneiras que os primeiros cristãos utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando a fé em Jesus e resistindo às perseguições.

O sepulcro vazio

É a mais bíblica maneira de representar a Ressurreição, a Páscoa.

A Cruz

Traduz o sofrimento de Cristo, porém na Páscoa, ela fica vazia, sinal da ressurreição. Já a partir do segundo século, os cristãos desenhavam, pintavam e gravavam a cruz como símbolo visual de sua fé e também faziam o sinal da cruz em si e nas outras pessoas que criam em Jesus.

O cordeiro

Jesus Cristo foi o sacrifício máximo, que foi dado em favor dos homens. “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (Jo 1,29)

Pão e Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

“Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos para a remissão dos pecados.” (Mat 26,28)

O Círio

É a grande vela que se acende na Aleluia quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". O Círio Pascal se ascende na Vigília Pascal, também conhecida como sábado da aleluia.

Páscoa

Jogo da memória


sábado, 7 de março de 2009

Video para tarefa da Campanha da Fraternidade

Ai esta o video para ser usado na atividade da campanha da fraternidade!
Tinha esquecido! Beijos e fiquem com Deus

http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8&feature=channel_page

Não sei colocar vídeos aqui então vai só o link.. se aguém souber me ensine!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Campanha Da Fraternidade ---> 2009


Algumas Tarefas para seresm Feitas com as crianças sobre este tema







Campanha Da Fraternidade ---> 2009


Cartaz da Campanha da Fraternidade 2009
Imprimam e colem na sala..
Fiquem com Deus

domingo, 1 de março de 2009

Simbolos da Quaresma


DEZ SÍMBOLOS DA QUARESMA

A quaresma começa, precisamente, com um símbolo bem conhecido e consolidado: a Cinza, que nos lembra a condição efêmera da vida e seu destino de eternidade em Deus. A Cinza de cada ano, recorda também a árvore da Cruz Ressuscitada da Vigília Pascal do ano anterior.

1.- A quaresma é DESERTO. É aridez, solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.

2.- A quaresma é PERDÃO. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são exemplos dele.

3.- A quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

4.- A quaresma é LUZ, como se põe em evidência, por exemplo, no evangelho do cego de nascimento. É a passagem das trevas para a luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.

5.- A quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado nos textos como na cura do paralítico ou do filho do centurião.

6.- A quaresma é AGUA. É a passagem da sede de nossa insatisfação para a água viva, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.

7.- A quaresma é superação vitoriosa das provas e dificuldades. É LIBERTAÇÃO, TRIUNFO. Algumas figuras bíblicas, que sofrem graves perigos e vencem na prova, são José filho de Jacó, a casta Suzana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.

8.- A quaresma é CRUZ. Sinal e presença permanente durante toda a quaresma. Prefigurada no Antigo Testamento e manifestada com o exemplo de Jesus Cristo e com seu convite de carregá-la como condição para o seguimento.

9.- A quaresma é TRANSFIGURAÇÃO. É a luz definitiva do caminho quaresmal, preanunciada e vivida na cena da transfiguração de Jesus. Pela cruz para a luz".

10.- A quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar a FERMENTAÇÃO NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e para sempre.

Pe. Antônio G. Dalla Costa, CS
©2007 '' Por Elke di Barros