sexta-feira, 27 de março de 2009

Páscoa

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

Branco

O mais antigo símbolo de Páscoa é a cor branca, que simboliza realeza, autoridade e paz.

Ovo de Páscoa

A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

Coelho da Páscoa

Na Europa, quando a neve começa a derreter, o coelho é o primeiro animal que sai de sua toca. O coelho surge anunciando que a vida surge novamente. Desta forma, o coelho simboliza a ressurreição de Jesus; ele representa a Igreja. Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de multiplicar-se espalhando novos discípulos de Cristo

A flor

Significa vitória. Apenas depois da ressurreição de Cristo, os cristãos passaram a colocar flores nos cemitérios.

O peixe

A palavra “peixe” em grego, é um acróstico de confissão de fé: “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”. Esta foi uma das maneiras que os primeiros cristãos utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando a fé em Jesus e resistindo às perseguições.

O sepulcro vazio

É a mais bíblica maneira de representar a Ressurreição, a Páscoa.

A Cruz

Traduz o sofrimento de Cristo, porém na Páscoa, ela fica vazia, sinal da ressurreição. Já a partir do segundo século, os cristãos desenhavam, pintavam e gravavam a cruz como símbolo visual de sua fé e também faziam o sinal da cruz em si e nas outras pessoas que criam em Jesus.

O cordeiro

Jesus Cristo foi o sacrifício máximo, que foi dado em favor dos homens. “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.” (Jo 1,29)

Pão e Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

“Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos para a remissão dos pecados.” (Mat 26,28)

O Círio

É a grande vela que se acende na Aleluia quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". O Círio Pascal se ascende na Vigília Pascal, também conhecida como sábado da aleluia.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Tarde, aninha ! Eu sou catequista a um tempinho..mas esse ano Jesus me chamou a missão da Pré-Catequese, e me mandou esse belo site ! Muito bom o conteúdo,os trabalhinhos ! Que Deus te abençoe, abençoe sua missão e a todos a sua volta! beijo no coração! botei minha foto e a foto da minha auxiliar no perfil do blog! só assim nos conheçemos!!

©2007 '' Por Elke di Barros