quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atividade: Mês do Rosario

PARA REZAR

Ó Mãe, Virgem do Rosário,
Aceita o louvor destes filhos teus
Amar-te querem na terra
E sempre cantar Teu nome nos céus.

Celebremos o Rosário
De Maria foi um dom
E´o saltério do cristão
Que se guarda puro e bom. (Madre Maria Helena Cavalcanti)



LENDO A BÍBLIA

Leia o Evangelho de Mateus 28,19 - 20 e escreva o mandato de Jesus a seus apóstolos.

"Ide______________________________________________
_________________________________________________."



CAÇA-PALAVRAS

Complete as frases com as palavras do diagrama abaixo e saiba mais sobre o Santo Rosário.

1- O Rosário é a contemplação da vida de ____________.

2- Nos mistérios ___________ contemplamos a Anunciação do anjo a Virgem Maria, a Visita de Maria a Santa _________, o Nascimento de Jesus em _____________ , a Apresentação de Jesus e o Encontro do Menino Jesus no _____________.

3- Nos mistérios _______________ contemplamos os mistérios da vida pública de Jesus:o ____________ de Jesus, as bodas de Caná, o Anúncio do Reino, a ___________________ e a Instituição da ______________.

4- Nos mistérios _______________ contemplamos a Agonia de Jesus, a _______________, a Coroação de espinhos, a Subida ao ____________ e a Morte na Cruz.

5- Nos mistérios _______________ contemplamos a Ressurreição, a _________________, a vinda do Espírito Santo, Assunsão e a _________________ de Nossa Senhora.


TEMPLO / JESUS / GOZOSOS / BELÉM / DOLOROSOS / GLORIOSOS / LUMINOSOS / EUCARISTIA / BATISMO TRANSFIGURAÇÃO / CALVÁRIO / FLAGELAÇÃO / ISABEL / ASCENSÃO

Outubro Mês do Rosário











Por que chamam ao mês de Outubro o mês do Rosário?

No século XVI, foi travada a célebre batalha de Lepanto, quando os cristãos expulsaram os turcos de Chipre e Veneza, bloqueando a invasão otomana prestes a ocorrer na Europa . Como a Europa cristã apelou para o Santo Rosário pedindo auxílio para seus combatentes, foi escolhido o dia 07 de outubro, pelo Papa São Pio para celebrar a festa do Rosário.

A reza do Rosário sofreu alteração em 2002 ,quando o papa João Paulo II incluiu mais um grupo de cinco mistérios no rosário, chamados Mistérios da Luz .

ORIGEM DO ROSÁRIO
Rosário significa coroa de rosas. A Igreja antiga pedia que os fiéis recitassem os cento e cinquenta salmos de David. Mas, para recitar os salmos, era preciso saber hebraico, grego ou latim. Aqueles que não sabiam ler ou não tinham tempo para essa oração substituiram os 150 salmos por 150 Avé-Marias, separadas em 15 séries de dez, ou dezenas. S. Domingos, que morreu em 1221, popularizou essa devoção com o formato atual.




fonte: http://perspectivabr.wordpress.com/2007/10/08/outubro-mes-do-rosario/
©2007 '' Por Elke di Barros