terça-feira, 27 de maio de 2008

˚΅ A Catequese ˚΅


PASTORAL CATEQUÉTICA

"A palavra catequese se origina do verbo grego katechein que significa ensinar, educar. Catequese é uma palavra composta de "kata" = conta e échésis = ruído, sendo a kcatéchésis, a ação de proclamar, de anunciar. Catequese é a ação de educar e instruir os crentes depois da sua converção; primeira função da igreja depois do anúncio da fé". (Diretório para Catequese - CNBB).

A catequese é um itinerário de formação na fé, esperança e caridade. Forma o catequizando para acolher com alegria a mensagem evangélica e ajudar a outros a encontrarem pessoalmente o Senhor. "O desejo ardente de convidar os outros para se encontrarem com aquele que nós encontramos está na raiz da missão evangelizadora a que é chamada toda a Igreja, mas que é sentida com particular urgência hoje..."(Ecclesia in America, 68).

CATEQUESE INFANTIL

1. PRÉ-CATEQUESE INFANTIL

Trabalho de iniciação cristã realizado, através de atividades lúdicas e diversificadas, com crianças de 4 a 7 anos. "(...) poderá haver formação religiosa na Paróquia para crianças na faixa etária de 4 - 7 anos, através da Catequese Infantil, subdividida em grupos separados (4-5 anos; 6-7 anos). Este período de formação não pode ser considerado obrigatório para os catequizandos." (Diretório Pastoral de Catequese 2.8.).
Objetivo: Despertar nos pequeninos o amor a Jesus; à sua Palavra e à sua Igreja. Semear no coração da criança, através de variados recursos didáticos, o amor a Deus e ao próximo. Cultivar nas crianças o gosto pela vida na comunidade. Criar alternativas de aproximação com as famílias, visando evangelizá-las, inclusive, através dos pequeninos.

2. PREPARAÇÃO PARA A PRIMEIRA EUCARISTIA

A partir dos 9 anos de idade, a criança ingressa na etapa de preparação para a Primeira Eucaristia. Durante dois anos é acompanhada pelos catequistas da comunidade e recebe uma formação na fé.
"O grande trabalho da iniciação (à Primeira Eucaristia) deve ser feito junto à Família das crianças mais do que com a própria criança. Só haverá uma eficaz iniciação, quando a Família assumir a tarefa de integrar, pelo testemunho vivencial, seus filhos na vida eclesial, assim como os pais responsáveis se preocupam em integrá-los na vida familiar. Somente as Famílias assíduas às celebrações poderão iniciar de modo conveniente e eficaz. Catequista e Escola, neste caso, serão uma ajuda de complementação ao trabalho dos pais. Jamais poderão substituí-los". (CNBB-Pastoral da Eucaristia).
Os primeiros e principais catequistas são os pais. Catequizar é transmitir a fé.
A Primeira Eucaristia conclui a iniciação cristã. A Eucaristia é "fonte e ápice de toda vida cristã", contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

3. PASTORAL DOS ADOLESCENTES

Após a Primeira Eucaristia, a criança (pré-adolescente) pode encontrar um espaço de continuidade na formação da sua Fé através da Pastoral dos Adolescentes. Nessa etapa a comunidade oferece atividades de grupo com orações, dinâmicas, temas afins com a adolescência, celebrações e encontros com outros grupos adolescentes. Tudo isso visa a permanência do adolescente na vida da comunidade e sua inserção gradativa na caminhada cristã.
* Por que Pastoral do Adolescente?
Somos uma pastoral por acreditar que estamos a serviço de uma comunidade, somos parte dela. E o nome de" Perseverança" não condizia com todas as atividades que hoje realizamos.
o Quem somos nós?
Somos um grupo de pessoas que acreditamos que a catequese não se encerrou na 1ª. Eucaristia, e que a educação na fé é permanente. Por isso, trabalhamos com adolescentes de 11 a 15 anos que já fizeram a 1a Eucaristia, mas não tem idade para participar da crisma, ou não sabem como participar da vida da comunidade.
o Quantos somos?
'Adultos", pessoas que coordenam entre senhoras e jovens. Adolescentes, somos atualmente uns 100 a 150.
o O que fazemos?
Continuamos a Catequese do adolescente, inserindo-o na comunidade a que pertencemos.
o O que é necessário para trabalhar nesta pastoral?
1° - Boa vontade - para se colocar à disposição dos adolescentes.
2° - Paciência - para ouvir, para escutar, para saber lidar como os "dramas desta idade.
3° - Formação - participar sempre dos cursos e palestras oferecidos pela Paróquia para se atualizar.
o Qual o nosso objetivo?
- Construir comunidades catequizadoras comprometidas com a verdade e a justiça.
- Numa educação contínua da fé
- A luz da Palavra de Deus
- Para serem sinal do Reino de Deus entre nós.

4. PASTORAL DA CRISMA

Este sacramento aparece com dois nomes: Confirmação e Crisma.
Por muito tempo se entendeu que este sacramento vinha confirmar o Espírito Santo, já recebido no Batismo, ou ainda era um assumir de modo mais consciente o que se tinha recebido como criança. A presença e a ação do Espírito Santo se faz em todos os sacramentos, mas por excelência encontra-se no sacramento da Crisma ou Confirmação.
"Considerar o dom do Espírito Santo a partir de um só de seus aspectos (militância, força, testemunho, alegria) é sempre empobrecer a sua compreensão global. O que teologicamente está em foco é o Dom que é o Espírito na sua totalidade como o expressa adequadamente a forma sacramental. A palavra Crisma, no feminino, é o sacramento, ao passo que o crisma é o óleo santo. Quando usamos A Crisma queremos realçar o símbolo da unção com o óleo, portanto ao sermos crismados, somos ungidos pelo Espírito de Deus, para uma missão.
A palavra Confirmação significa que todo cristão, fortalecido pelo Espírito, é capacitado a assumir sua vocação e missão de batizado, para que persevere até o fim no testemunho de Jesus Cristo.
Não podemos pensar tudo isto como algo estático. Os sacramentos são dinâmicos em nossa vida. A cada momento da nossa vida somos convidados, sob a ação do Espírito a confirmar nosso compromisso de cristãos.
Portanto, ambos os nomes têm sua razão de ser.
Os documentos da Igreja, sobretudo o Catecismo da Igreja Católica, usa o termo CONFIRMAÇÃO. E diz: A confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja... (CIC 1316).
E nossa Paróquia, a preparação para o Sacramento da Crisma se dá anualmente e acolhe jovens entre 15 e 23 anos. São realizados encontros semanais, palestras, retiros, caminhadas, missa mensal envolvendo os crismandos e catequistas, entre outras atividades.

5. CATEQUESE DE ADULTOS

Apesar do Diretório Geral da Catequese de 1997 afirmar que "a Catequese de Adultos é uma forma privilegiada de catequese" a Igreja parece continuar a apostar na catequese da infância e da adolescência.
Contudo, o número crescente de catecúmenos adultos e de cristãos que voltam à Igreja, após alguns anos de afastamento, o acompanhamento pedido pelos pais das crianças da catequese e o número também crescente de adultos que retomam a vida de sacramentos, devem fazer-nos interrogar sobre a importância e os meios que a comunidade paroquial deve pôr ao serviço desta missão de evangelizar e re-evangelizar os adultos.
Numa sociedade fortemente marcada pela secularização e o individualismo, o adulto procura cada vez menos as religiões instituídas para esclarecer as suas questões vitais e fazer as suas opções. Acontece, porém, que muitas pessoas afirmam que a sua fé em Jesus Cristo confere à existência humana densidade e plenitude. O cristianismo, pois, não está antiquado nem obsoleto. Contanto que seja proposto como uma força verdadeira para viver hoje.

*•Trabalhando a Biblia*•

TRABALHANDO A BÍBLIA

O LIVRO POR EXCELÊNCIA DA CATEQUESE

Você tem o costume de ler a Bíblia?
Quantas oportunidades temos hoje de conhecê-la melhor. São livros, subsídios, vídeos, como também a existência de círculos bíblicos, grupos de reflexão, cursos, grupos de aprofundamento...

Todo cristão e, muito mais, todo(a) catequista, é convidado(a) não só a ler, mas a fazer o que o profeta Ezequiel sugere: “Criatura humana, que seu estômago e sua barriga se saciem com este rolo escrito que estou lhe dando” (Ez 3, 3).

O(a) catequista de pouca reflexão bíblica empobrece a sua própria vida, a de seus catequizandos e a da comunidade.

Para ler adequadamente a Bíblia deve-se levar em conta três critérios: a Realidade, a Comunidade e o Respeito ao texto.

Tendo em conta estes critérios, a leitura que fazemos da Bíblia necessita ser feita com algumas características apresentadas pelo livro: A Bíblia na Formação (CRB).

Vejamos a que precisamos estar atentos:

1.º Leitura que escuta a realidade.
2.º Leitura feita em comunidade.
3.º Leitura que respeita o texto.
4.º Leitura que liga fé e vida.
5.º Leitura libertadora e ecumênica.
6.º Leitura comprometida com a causa dos pobres.
7.º Leitura fiel: a Bíblia lê a vida, a vida lê a Bíblia.

Quando trabalhamos algum texto bíblico com os grupos catequéticos, levamos em conta estas características?

Podemos comparar a Bíblia como uma linda caixa de presente. Esta caixa está envolta com um papel colorido, com uma bela fita.

Ao abrir a caixa, nos interessa é o que está nela, o presente em si. O papel de embrulho e a fita são secundários, em vista da preciosidade do presente.

Da mesma forma é a Bíblia. A mensagem que nela está contida é o que de mais precioso queremos saber e viver. Por isso, a Bíblia não é um livro de epopéias históricas, mas um livro de fé, que traz uma mensagem religiosa. O povo sente-se dentro de um plano de salvação, de um projeto de libertação de Deus.

A Palavra de Deus não está só na Bíblia, palavra escrita. Mas, como diz Santo Agostinho, o primeiro livro escrito, por Deus, é a vida. É importante descobrir Deus nos mínimos detalhes da natureza, e muito mais é entender que a pessoa humana é a obra mais sublime de Deus.

A Bíblia é como os trilhos de um trem. Um dos trilhos é o ato contínuo da criação de Deus e o segundo é o ato contínuo de libertação de Deus. Deus não só nos cria, também nos quer livres e realizados.

Não podemos pensar que a Bíblia nasceu pronta, ou caiu do céu.
Ela apresenta todas as características do viver de um povo, com suas lutas, tropeços, alegrias, esperanças, desencantos, angústias...
É uma porta aberta, que permite a homens e mulheres se encontrarem com Deus e vice-versa.

A Bíblia é, ainda, como um espelho, nela reflete o ontem e o hoje. Reconhecemos as situações vivenciadas por um povo, que estão ainda presentes hoje. A Bíblia, portanto, é a nossa história.

A Bíblia também é como uma grande cidade, cheia de ruas estreitas, largas, compridas, que partem de um centro, que é o fio condutor. Para se encontrar o endereço certo é preciso orientar-se, conhecer melhor o centro para dirigir-se a todos os caminhos.

O centro e o fio condutor de toda a Bíblia é a aliança. À luz da Aliança, pacto amoroso e fiel de Deus com seu povo, e a resposta dada por este povo a seu Deus, pode-se explicar toda a Bíblia.

Apresentamos algumas dinâmicas para nossos encontros catequéticos:

1 - FRASES EM QUEBRA-CABEÇA

a) Bíblia, história de um povo vivida e escrita em mutirão.
b) Bíblia é a história de um povo que encontrou Deus e como Deus conduziu o seu povo.
c) A Bíblia é uma espécie de Biblioteca. Contém 73 livros diferentes.
d) A Bíblia está em função da vida.
e) O fio condutor da Bíblia é a Aliança: pacto de amor entre Deus e seu povo.
f) A Bíblia é a palavra que nos faz olhar a realidade, escutar o clamor do povo, arder o coração para amar a Deus e ao próximo.

(A) - Escrever as frases em faixas e transformá-las em um quebra-cabeça.
- Dar a cada grupo um envelope com o quebra-cabeça.

- Fazer o grupo montar a frase, discuti-la e apresentá-la a todos os participantes.

(B) - Usar uma frase única, por exemplo a 1ª colocada acima.
- Escrever várias vezes a mesma frase.
- Ao recortá-la em pedaços, estes devem ser misturados, pelo menos um pedaço, e colocados em um envelope.
- Cada grupo tenta montar o quebra-cabeça, mas vai encontrar dificuldade. Estas serão solucionadas quando o grupo perceber que parte de sua frase está com outro grupo.
- A discussão precisa estar voltada ao que diz a frase e às dificuldades encontradas na montagem.

2 - DOMINÓ BÍBLICO

Peça principal: Bíblia. Outras: Novo Testamento, Antigo Testamento, Aliança, 46 livros, 27 livros, 73 livros, Biblioteca, povo, Deus, comunicação, Palavra de Deus, versículo, capítulo, Gênesis, apocalipse, evangelhos, Palestina, Jesus, juízes, profetas, parábolas...

- Distribuir as palavras, uma ou duas por pessoa.
- Possibilitar que cada pessoa forme uma frase com a Palavra recebida relacionando-a com a Bíblia.
- Após, motivar para juntar as palavras recebidas formando frases assim: A Bíblia é a comunicação de Deus para com seu povo.
- Estas frases serão repetidas ou escritas em um papelógrafo ou quadro.
- Colocar no chão a palavra BÍBLIA e convidar o grupo a formar um dominó. Uma palavra precisa estar relacionada a outra e dizer o porquê.
Ex.: O que tem a ver Deus com Bíblia? Aliança com Deus? Antigo Testamento com Aliança?

3 - FIGURAS - SÍMBOLOS

- Distribuir figuras ou desenhos e através deles cada participante responderá: O que é a Bíblia? Posso compará-la...
Ex.: A Bíblia é o sal que dá sabor e sentido à vida.
- A Bíblia é como fogo que ilumina, abrasa, dá calor, purifica e transforma a vida.
- A Bíblia é como uma bicicleta: a roda da frente é a realidade da vida, a Bíblia é a roda de traz que move a nossa fé.

Todos precisam estar em sintonia com as duas para caminhar na vida e continuar a história da salvação e assim construir a felicidade.

4 - DESENHOS SIMBÓLICOS

Usar cartões com desenhos simbólicos para uma maior compreensão do que é a Bíblia. Ex.: lâmpada, água, pão, mapa, albúm de fotografias, martelo, mel, presente, chuva, coco, fogo, semente,...

5 - REPRESENTAR PERSONAGEM

Representar personagens que compõem o povo de Deus e sua história: Abraão e Sara (Gn 12, 1-9), Moisés (Ex 3, 1-10), Josué (Js 1, 1-9), Débora (Jz 4, 1-10), Davi (1Sm 16, 1-13), Jeremias (Jr 1, 4-19), Amós (Am 3, 3-12), João Batista (Lc 3, 1-20), Maria (Lc 1, 39-56), Jesus (Lc 24, 13-35), Paulo (At 9, 20-30).

Trabalhar o texto:

- Leitura do texto em grupo;
- Alguém conta com suas próprias palavras o texto;
- Dar um título ao texto;
- Destacar as atitudes mais importantes do personagem;
- Um participante assume o papel do personagem e o grupo faz uma entrevista, a partir do texto;
- Todos os personagens são apresentados por ordem e cada grupo cria e escreve uma frase para caracterizá-lo.

6 - Usar um pequeno texto que fala o que é a Bíblia.

- Cada participante dirá ou escreverá: - O que conheço da Bíblia?
- Em grupo, juntam as idéias de cada um, escrevem um pequeno texto e lêem ao grande grupo.
- Todos recebem um texto elaborado, como o abaixo, e, após a leitura, fazem um complemento ao que foi feito em grupo.

A Bíblia é livro inspirado por Deus. É fruto da inspiração de Deus e do esforço humano. Nasceu da vontade do povo de ser fiel ao Deus Javé, Deus único e libertador (Dt 6, 20-25).
Ela é uma espécie de biblioteca, contém 73 livros diferentes.

Dividida em Antiga Aliança e Nova Aliança, a Bíblia é uma história de libertação que inspira até hoje a luta do povo para se livrar das estruturas de morte.

A Bíblia e a Vida caminham juntas. Ela ajuda a iluminar os fatos, os acontecimentos e nos faz entender melhor os sinais de Deus em nossa vida, que nos cria e nos liberta continuamente.

A Bíblia, podemos dizer, surgiu da terra e da vida do povo. Primeiro foi vivida, depois foi contada, de geração em geração. Só mais tarde foi escrita, num longo mutirão que durou muito tempo e com a contribuição de muita gente.

Apresentar o texto elaborado com as dinâmicas abaixo.

a) Leitura do texto.
b) Desenhar o texto em forma de quadrinhos (1.º grupo).
c) Ilustrar o texto com gravuras (2.º grupo).
d) Criar uma oração sobre a Bíblia, inspirando-se no texto (3.º grupo).
e) Entrevistar a Bíblia como se fosse uma personagem (4.º grupo).
f) Criar um canto utilizando as palavras principais do texto (5.º grupo).
g) Escrever uma mensagem inspirada no texto em cartões e distribuí-los a cada participante (6.º grupo).
h) Preparar um grupo para falar num programa de rádio, sobre o tema Bíblia (7.º grupo).

Ir. Marlene Bertoldi

domingo, 4 de maio de 2008

Y♥ As Maravilhas de Deus Y♥



Como fazer sobre esse assunto com os pequenos? De maneiras simples e fácil! Uma idéia é fazer esse encontro ao ar livre, onde tem bastante árvores e passaros cantando para que eles possam observar tudo com bastante cuidado!
Podemos usar a passagem da criação Gn 1,1-25 para comentar com elas. Para conversar com elas podemos falar das coisas boas que Deus Criou, as árvores, as frutas que nos sacia a fome, a àgua que mata a nossa sede, os animais (passáros, cachorros, gatos) a terra....
Deus fez cada coisa pensando no homem, para que o homem tivesse uma vida em harmonia aqui na terra e para que o homem não ficasse tão só!
Mais o homem com todo o egoísmo dele destroi as florestas, polui as águas e mata os animais!
Se não fosse as nossas àrvores não teriam o nosso ar puro, e não poderiamos fazer trilhas, acampar... Se não fosse a àgua, morreriamos de sede e não poderiamos ir em uma praia,
velejar... Por isso Deus se preocupou com cada detalhe, para que o homem tivesse o que fazer aqui!
E pudesse conhecer todas as maravilhas que Deus criou, mas sem matá-las ou estraga-las, então nos devemos cuidar dessas maravilhas... Não desperdiçando água, não matando as plantas, e não machucando os animais... E não esquecer do lixo, não jogar lixo no chão (pois o lixo demora anos pra decompor) e incentiva-los a reciclar! Bom essa é uma idéia.. Uma tarefa seria pedir pra que eles desenhassem as criações de Deus... Uma dinâmica: Uma folha de papel de um lado eles colocam as coisas boas do mundo e do outro as coisas ruins ( que o homem faz e destroi a criação de Deus) depois eles passam pro amigo e amigos completa o papel, assim ate o papel voltar pro dono.
Não esqueçam: Levem cartazes para enfeitar a sala ou para ajudar no encontro.. Uma idéia: Vocês podem fazer um cartaz com plantas coladas, sementes, terra....

º0o0ºAviso aos catequistasº0o0º

Bom dia Catequistas, a Paz! Venho deixar um recado pra você, com esse blog quis ajudar aqueles que pecisavam de materiais e muitas vezes não conseguiam encontrar! Acho que assim ficaria mais facil de acharem o que vocês queriam... Agradeço a todas as visitas, e a todos os elogios... Queria pedir que vocês se comunicassem comigo dizendo o que você queriam e o querem ver aqui no blog! Pois assim estaria ajudando a todos e também fazendo com que o Blog fique ainda melhor! E se quiserem mandar materiais estarei aqui!
Obrigada a todos e não deixem de comentar! Seja pra reclamações, ajudas, qualquer coisa... Quem quiser falar comigo : aninhafm@gmail.com
Fiquem com Deus!
Espero que o blog esteja sendo útil a todos.. Mais preciso saber de vocês o que vocês acham, porque ás vezes me sinto perdida e sem saber se estou ajudado!
Agradeço a todos! E se comuniquem comigo!

♥♡Histórias Biblicas para colorir - Infantil ♥♡

Não só de Pão vive o Homem Adão e Eva

Aposto Paulo Criação

sábado, 3 de maio de 2008

▼▼Caça Palavras▼▼

Caça-Palavras

No texto abaixo aparecem algumas palavras que estão grifadas. Procure essas mesmas palavras na figura, lembrando que cada palavra aparece somente uma vez.
Gesto Concreto:
Querido irmãozinho, querida irmãzinha: façamos pequenos atos de amor a Jesus, nesta Quaresma, obedecendo ao Papai, a Mamãe, aos Professores e Catequistas e, sobretudo, repartindo o que temos com os outros. Lembremos que:
“O Pão repartido é mais saboroso” .
(Palavras de Dom João Resende Costa).

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte
Colaboração: PasCom Menino Jesus



Todos nós temos uma vocação. A vocação
é um chamado de Deus. Deus nos chama para a vida e o serviço. Dentro dessa vocação, há chamados específicos como: Padre, catequista, irmão ou irmã, e tantos outros serviços que existem na Igreja e no mundo.
Quando respondemos ao chamado de Deus estamos colaborando com a construção do Reino. Foi Jesus quem chamou os primeiros colaboradores. Pedro era pescador e Jesus convidou-o dizendo:
- “Não tenhas medo! Doravante serás pescador de homens” (Lc 5,10).
Mas ao convite de Jesus houve uma resposta de Pedro. Não basta apenas ter uma vocação, um chamado. É necessário dar uma resposta. Foi isso que também aconteceu com Levi que era cobrador de impostos. Vamos conhecer o chamado que Jesus fez a Levi?
Depois disso, Jesus saiu, viu um publicano chamado Levi sentado na coletoria de impostos e disse-lhe:
- “Segue-me! E, levantando-se, Levi deixou tudo e o seguiu” (Lc 5, 27-28).
Você já pensou como essas pessoas tiveram coragem para deixar tudo e seguir Jesus? É assim também nos dias de hoje. Existem pessoas que trabalham, estudam e encontram tempo e coragem para responder à sua vocação.

Caça-Palavras

No texto acima existem algumas palavras em destaque (sublinhada e azul).
Vamos encontrá-las na figura?


Caça Palavras

Cristo ressuscitado enviou seu Espírito Santo sobre os apóstolos e eles, com muita coragem e alegria, saíram espalhando a Boa Nova a todos os povos.
Descubra na figura abaixo os nomes dos apóstolos de Cristo. E lembre-se:
Cristo não o quer como vagão, e sim como Locomotiva!!!

Fonte: Arquidiocese de Belo Horizonte
Colaboração: PasCom Menino Jesus


Oração a São José
Ah! Vós que ninguém jamais invocou em vão! Vós cujo poder junto a Deus é tão grande que se diz: "No céu José manda, não suplica!", rogai e intercedei por mim junto a Jesus. Sede meu advogado junto a este divino Filho, de quem fostes na terra protetor fiel. Ajuntai a todas as vossas glórias aquela de ganhar a causa desesperada que vos confio............. (citar o que se deseja). Eu creio, sim, eu creio que podeis acudir os meus votos, livrando-me das penas que me acabrunham e das amarguras de que sofre a minha alma. Tenho, além disso, confiança em que nada deixareis de fazer em favor do aflito que vos implora. Humildemente prostrado a vossos pés, eu vos peço: Tende piedade de minhas súplicas e de minhas lágrimas, cobri-me com a vossa misericórdia e abençoai-me. Assim seja.

Oração a Santa Igreja e a nossos Governantes
Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as Vossas bençãos sobre o Nosso santo Padre, o Papa, sobre o nosso (Arce)bispo, sobre o nosso pároco e sobre todo o clero; sobre o Chefe da Nação e do Estado para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei, com os efeitos contínuos de Vossa bondade, o Brasil, este (arce)bispado, a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem devemos orar ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório: dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.

Chamado
Música cantora Adriana (codimuc)

Se cansado estás de caminhar
Se uma solidão agora quer te acompanhar
E a dor até quer te dominar
Dê um
basta aqui é o teu lugar

Então vem, tem alguém que quer te abraçar
Te acolher nos seus braços e te consolar
Ele é a solução de tudo
Ele é Jesus a tua Salvação

Teu lugar é no seu coração
Deixa Jesus curar tudo que passou
Teus
pecados, tua vida e o teu interior
Ele é o Dom do amor
Deixa te tocar
No seu coração podes repousar


Luz das Nações
Música Dalvimar Gallo ( codimuc)

TODOS OS POVOS DA TERRA
SERÃO UM DIA UMA SÓ
NAÇÃO
SE A HUMANIDADE SE UNIR E
PENSAR UM
MUNDO MELHOR SURGIRÁ!

O
S QUATRO CANTOS DA TERRA
ESTARÃO VIVENDO NUM SÓ CORAÇÃO
RAÇAS E CREDOS BUSCANDO UM
SÓ DEUS
UNIDOS EM UMA ORAÇÃO

E EIS QUE SURGE DO ALTO
UMA
MULHER PRA NOS GUIAR
VEM
MARCHANDO E TRAZENDO UMA ORAÇÃO
E A
BANDEIRA DE CRISTO NAS MÃOS

RAINHA DE TODOS OS POVOS
MARCHA NA FRENTE DOS
FILHOS SEUS
RAINHA DE TODOS OS POVOS
MARCHA NA FRENTE
RUMO A DEUS


Restauração
Autor: Dunga ( Canção Nova)

Deus vê o coração
Sonda com a compaixão
E sabe o tamanho
Da sua dor
Ele não pode pôr
Limites no seu amor
Pois sabe até onde vai
Todo
pecador

Lágrimas são suor
De
almas que lutam só
Só Deus pode entender
O que lhe causa a dor
Pense no seu Senhor
Recorra ao Seu amor
E creia ele é
fiel
Justo é o seu amor

Pare de se maltratar
Não queira aos outros culpar
Diga por hoje não
Por hoje eu não vou mais
pecar
Estenda a sua mão e abra o seu coração
Volta pro seu Senhor e se abra à
restauração
Com Cristo você vai superar
Todas as
barreiras passar
Todo pecado vencer
Um novo homem vai
nascer


♣ Um cartão para as mães ♣

OBJETIVO GERAL: Refletir sobre a função materna em nossas vidas e lembrar da pessoa que a exerce.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Confeccionar um cartão coompreendendo o seu significado.
MATERIAL: Retângulo de papel reciclado (ou outro que sirva para confeccionar um cartão, no tamanho de ½ de uma folha A4); semente bonita, flor desidratada entre as páginas de um livro, cola e caneta.
COMO APLICAR:
1. (Um mês antes.) Converse com os alunos sobre suas mães. Pergunte quantos moram com as mães; se alguém não mora e deseja dizer por quê, pode dizer, e também, se for o caso, se tem alguém em suas vidas que estas crianças consideram como suas mães. Pergunte, então, qual é a importância das mães e se têm vontade de homenageá-las. Peça às crianças que escolham uma flor bonita e coloquem no meio de um livro, ajeitando cuidadosamente para que ela seque.
2. No dia da atividade, cada um vai fazer o seu cartão, que vai ficar assim:
3. Se tiverem mais de 10 anos, entregue o roteiro abaixo para ser transformado no texto de cada um, que pode ser entregue à mãe ou guardado para si. Eu o recebi numa palestra espírita, então, se alguém souber de onde vem, por favor, me diga.
a) O nome completo da minha mãe é ...
b) Seu aniversário é dia ... e a idade dela é ...
c) Quando eu nasci, minha mãe ...
d) Quando fico doente, minha mãe ...
e) O melhor presente que eu dei para ela foi ...
f) Meu pai acha que minha mãe ...
g) Um dia em que minha mãe estava chorando, eu ...
h) Quando ela ficou doente, eu ...
i) O prato predileto dela é ...
j) Percebo que as roupas que elas usa são ...
l) Ela gosta que eu ...
m) Sabe, ela fica muito brava quando eu ...
n) Senti que gosto dela no dia em que ...
o) Ela fica muito séria quando o assunto é ...
p) Sinto vergonha quando ela ...
q) O último passeio que fiz com ela foi ...
r) A voz da minha mãe é ...
s) Eu acho que minha mãe ...
t) A risada dela é ...
u) Sinto prazer quando minha mãe ...
v) Enfim, minha mãe ...
x) No Dia das Mães, eu ...

≪≫Atividades Para o mês de maio≪≫

LENDO A BÍBLIA...

Lendo com atenção o Evangelho, vamos descobrindo a missão da Virgem Maria, Ela é a Mãe da Igreja, e Rainha das Famílias!

"No terceiro dia houve umas bodas em Caná da _____________ e estava presente a Mãe de __________.

Tendo ___________ o vinho, disse a Mãe para Jesus: "________________________________________."

Respondeu-lhe, Jesus: "Mulher que há entre mim e ti? Ainda _______ chegou a minha ________."

Disse a mãe aos servos: " Fazei _______________________________________."

Os servos obedeceram a Mãe de Jesus e aconteceu o primeiro Milagre: Jesus transformou a água em vinho.



CAÇA-PALAVRAS

Na catequese aprendemos que a Virgem Maria aceitando ser a Mãe de Jesus, tornou-se também, Mãe de todos nós, e modelo para nossas vidas.

Vamos procurar no diagrama as virtudes de nossa Mãe, Maria Santíssima e como bons filhos, vamos nos esforçar para praticá-las.

D

P

Q

O

U

E

R

I

T

I

N

O

I

A

X

I

A

T

S

Y

G

B

C

K

K

C

O

B

E

D

I

E

N

C

I

A

J

I

X

F

B

T

L

T

G

T

C

M

H

E

A

O

A

C

E

G

P

Q

B

O

G

N

Q

N

F

É

N

V

C

T

G

R

F

C

X

U

X

J

C

W

T

B

F

L

V

I

A

C

A

R

I

D

A

D

E

D

D

A

Z

O

Q

V

O

H

O

K

V

O




LENDO A BÍBLIA

Durante 40 dias, após a Páscoa, Jesus permaneceu perto dos apóstolos e de sua Mãe Maria Santíssima. Porém, depois voltou para o Céu e a Virgem Maria permaneceu em oração com os apóstolos. (At 1, 12-14)

“Voltaram eles então para ___________ do monte chamado das oliveiras.Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles _______ e João, Tiago, ________ , Filipe, _______, Bartolomeu, ______,

Tiago, filho de Alfeu, Simão o zelador, e Judas, irmão de Tiago.
Todos eles ____________ unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, a _____ de Jesus, e os irmãos dele”.

LENDO A BÍBLIA
Ao ler os Evangelhos, vemos que são poucas as palavras ditas pela Mãe de Jesus. Nossa Senhora pouco falou, pois estava sempre ocupada em fazer a vontade de Deus silenciosamente. Procure na Bíblia, e complete algumas de suas frases:
1- " Eis aqui a ________ do ________. Faça-se em _____ segundo a tua ________" . Lc1,38
2 " Minha _______ glorifica ao _________". Lc1,46
3 " Fazei o que ______ vos _______. " Jo2,5
__________________________________________.

São José

Oração a São José
Ah! Vós que ninguém jamais invocou em vão! Vós cujo poder junto a Deus é tão grande que se diz: "No céu José manda, não suplica!", rogai e intercedei por mim junto a Jesus. Sede meu advogado junto a este divino Filho, de quem fostes na terra protetor fiel. Ajuntai a todas as vossas glórias aquela de ganhar a causa desesperada que vos confio... (citar o que se deseja). Eu creio, sim, eu creio que podeis acudir os meus votos, livrando-me das penas que me acabrunham e das amarguras de que sofre a minha alma. Tenho, além disso, confiança em que nada deixareis de fazer em favor do aflito que vos implora. Humildemente prostrado a vossos pés, eu vos peço: Tende piedade de minhas súplicas e de minhas lágrimas, cobri-me com a vossa misericórdia e abençoai-me. Assim seja.

http://www.papocatolico.com.br/cacapalavras/imagens/sjose_jogo.gif

sexta-feira, 2 de maio de 2008

©2007 '' Por Elke di Barros