quarta-feira, 23 de abril de 2008

•♡♥♡•Enfeitando a Sala•♡♥♡•






_.•**•.__Catequisando_.•**•.__


É preciso estender a mão ao nosso irmão, ajudá-los em suas dificuldades e necessidades. A nossa vida em comunhão também é ajudar a quem precisa, e se temos condição em ajudar porque não fazê-lo?
Deus nos dá tudo que pedimos, mas ele só pede uma coisa em troca, ame o teu irmão como a ti mesmo..
Devemos ser caridosos com as pessoas que estão em nosso redor, em vez de reclamar sempre porque não olhar ao seu redor? Existe pessoas que passam por mais dificuldades que as suas e nós reclamamos de tão pouco..
Comece com pequenos atos, quem sabe tudo aquilo que estava ruim de mais não melhore?
As vezes é preciso uma tempestade em nossas vidas para que possamos ver o que tem de errado e o que esta ao nosso redor..
Sejamos mais caridosos... É isso que Deus quer

sexta-feira, 18 de abril de 2008


"Biblia, a Palavra de Deus"

O que significa a Palavra Biblia?
A palavra Grega Biblia, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion (Bibalov) que significa "rolo" ou "livros". A Bíblia é uma coleção de livros catalogados como divinamente inspirados.
Os Livros da Bíblia
Os livros Bíblicos considerados canôninocos pela Igreja Católica postólica Romana são ao todo 73 livros, sendo 46 livros do antigo testamento e 27 do novo
Quando começou a ser escrita?
A Bíblia foi escrita há muitos tempo (aproximadamente1.300 anos ). Seu ínicio ocorreu antes da vinda de Cristo, com a chamada "tradução orais" a história contada de boca a boca. Por volta de muito tempo atras os escribas decidiram passar essas histórias para o papel dessa maneira a Bíblia foi surgindo
Quem escreveu a Bíblia?
A Bíblia foi escrita por várias pessoas, mas inspirada unicamente por Deus. O Pai usou pessoas como instrumentos para transmitir a sua mensagem
Como foi dividida?
Foi divida em Antigo testamento e novo testamento. A palavra testamento significa aliança então é antiga alinça e nova aliança
O que conta o antigo Testamento?
Ele nos revela a criação do mundo as alianças que Deus fez os homens, as profecias que anunciavam a vinda do messias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente a preparação do povo escolhido de onde viria o Verbo Encarnado.
O que contam o Novo testamento?
O novo testamento possui quatro livros (Mateus, Marcos, Lucas e João) que contam toda a vida de Jesus, desde o seu nascimento até sua ascensão ao céu. Esses quatro livros foram um conjunto denominados evangelhos. O novo testamento é também constituido por várias cartas, também chamadas epístolas, que foram escritas pelos apostolos com o objetivo de direcionar a Igreja Catolica fundada por Cristo. Além do Evangelho e das Cartas o Novo testamento é contituido pelos primordios da Igeja Catolica e outro livro profético que revela a Segunda Vinda gloriosa de Jesus, respectivamente são eles: Ato dos Apostolos e Apocalipse
Como manusear a Bíblia?
Primeiro devemos saber o que é capitulos e o que é versículos, os pítulos são os divisores que encontramos nos livros sagrados e são denominados por algarismos, normalmente os capitulos aparecem em numeros grandes e os versiculos em numeros pequenos
O que significa a pontuação Bíblica?
A pontuação Bíblica vem para faciltar a maneira de manusear a Bíblia. Vírgula: Separa os capítulos dos versículos Ex: Dn 3,5 (Livro de Daniel capítulo 3 versículo 5)
Hífen: É a mesma coisa que até. Ex:Dn 3, 1-5 (Livro de Daniel capítulo 3 versículos de 1 até 5)
Ponto: Mostra versículos alternados. Ex: Dn3, 1.3.5 (Livro de Daniel capítulo 3 versículo 1, versículo 3 e versículo 5)
"s": Mostra a continuidade de um versículo. Ex: Dn 3, 1s (Livro de Daniel capítulo 3 versículos 1 e 2)
"ss":Mostra a continuidade de dois versículos: Dn 3, 1ss (Livro de Daniel capítulo 3 versículos 1, 2 e 3)

★ ♣Animando nosso encontro★ ♣

Que tal uma sessão de cinema na catequese?

Podemos usar filmes para exolicar algumas historias biblicas.. Para exolicar os Dez Mandamentos, Moises o Principe do Egito, A vida de Jesus... De uma maneira facil e divertida consiguimos passar o recado para nossas crianças e ainda fazemos uma tarde divertida para eles.. Mais lembrem de no final passar uma atividade para eles.. Como fazer uma pequeno resumo do que viu no filme.. Para que assim eles gravem mesmo o que assitiram.
Devemos estar sempre inovando na catequese e deixar os encontros sem a cara de escola, as crianças já passam muito tempo ouvindo um professor, na catequese tem que ser diferente, um lugar divertido e onde eles se sintam à vontade pra estar lá! É assim que devemos prender a atenção de nossos catequizandos, para que eles tenham a vontade de estar lá.
Se vocês não sabem onde encontrar esses filmes sugiro que procurem na Paulinas ou em locadoras, pois alguns desses filmes já passaram na Globo e sempre tem nas locadoras... Filmes é uma ótima idéia pra animar o encontro! Ainda mais que vem acompanhado com pipocas e refrigerante e toda CRIANÇA, ADOLESCENTE, JOVEM ama essas besteirinhas.. Boa sorte pra todos e a Paz

▒▓▒Fazendo arte- E.V.A▒▓▒







quinta-feira, 17 de abril de 2008

.•Marcadores.•

Marcadores:

Para primeira leitura e Evangelho





quarta-feira, 16 de abril de 2008

●๋•Como fazer um encontro de catequese●๋•

O princípio da interação: “Fé-Vida”

Existem muitos métodos, isto é, muitas maneiras para se chegar a alcançar objetivos.

A catequese usa o princípio metodológico da interação. Na vida de todo dia usamos interações que produzem efeitos benéficos. Veja, por exemplo, o fermento, a água e o trigo ajuntados, misturados, interados, são capazes de produzir um pão capaz de matar a fome.

Na catequese é preciso fazer interagir, isto é, misturar aquilo que é do campo de fé (Bíblia, tradição, liturgia, doutrina, ensinamentos da Igreja...) com tudo aquilo que é do campo da vida (acontecimentos, realidade, situações, aspirações, clamores, fatos alegres e tristes...).

“A interação é relacionamento mútuo e eficaz entre a experiência de vida e a formulação da fé, entre a vivência atual e o dado da Tradição” (CR 113). O conteúdo da catequese não é só doutrina, Bíblia, mas também a nossa vida.

Frei Bernardo dizia: O catequista precisa trazer numa mão o jornal e na outra a Palavra de Deus. Precisamos estar em contato com duas fontes: a Bíblia e a realidade humana.
Este método tem por finalidade educar para Ação-Reflexão, assim como fez Jesus, que se preocupou de educar seus discípulos para uma reflexão, partindo da vida (pobres, crianças, doentes, excluídos...).

Como trabalhar um encontro

Para melhor trabalhar o método de interação usa-se um procedimento, ou melhor, um itinerário, que favorece o grande objetivo da catequese: “Para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10, 10).
Todo encontro parte da VIDA para chegar a mais VIDA com novos compromissos e novas atitudes...

O itinerário de um encontro, para muitos, é velho ou muito conhecido. Acontece, que existem muitos catequistas iniciantes e precisam estar seguros de como proceder ao realizar algum encontro.
Vejamos agora, parte por parte da dinâmica metodológica de um encontro:

ACOLHIDA, VER, JULGAR, CELEBRAR, AGIR, AVALIAR.

a) Acolhida: é a sala de visita do encontro. Pode ser expressa de muitas formas: gestos, cantos, símbolos, surpresas..

É importante que todo catequizando encontre sempre um ambiente acolhedor, fraterno amigo. Seja reconhecido na sua individualidade, chamando-o pelo nome.
Todo participante que se sente aceito e amado, participará com mais alegria e motivação.

b) Olhar a vida, ou ver a realidade, suscita a capacidade para a sensibilidade, consciência crítica, perceber com o coração e a inteligência aquilo que se passa ao redor.
Não é só olhar a realidade superficialmente, mas possibilitar o aprofundamento de fatos, causas, conseqüências do sistema social, econômico-político e cultural dos problemas.

O olhar a vida é o momento de ver o chão onde vivemos e de preparar o terreno da realidade para depois jogar a semente da Palavra de Deus.
A parte do ver pode ser concretizada através de desenhos, visitas, entrevistas, histórias e fatos contados, notícias, figuras, fitas de vídeo, dramatização...

c) Iluminar a vida com a Palavra (Julgar).

A partir da vida apresentamos a Palavra de Deus. Podemos compará-lo com a luz existente dentro de casa. Ela ilumina todo o ambiente isto é, nos mostra qual a vontade de Deus em relação à vida das pessoas, seus sonhos, necessidades, valores, esperanças...

Fazemos um confronto com as exigências da fé anunciadas por Jesus Cristo, diante da realidade refletida.

Dentro do julgar também colocamos o Aprofundamento da Palavra. Nesta parte aumentamos a luminosidade da casa para poder enxergar melhor.

É a hora que refletimos com o grupo para fazer uma ligação mais aprofundada da Palavra com a vida do dia-a-dia e perceber os apelos que Deus nos faz. Pode-se perguntar: O que a Palavra de Deus diz para a nossa vida? Sobre o que nos chama atenção? O que precisamos mudar? Que apelos a Palavra faz para mim e para nós?

O aprofundamento pode ser feito ainda com encenações, dinâmicas, cantos, símbolos...

d) Celebrar a Fé e a Vida. É um momento muito forte. É como se estivéssemos ao redor de uma mesa com um convidado especial.

O celebrar é como saborear em conjunto na alegria, ou no perdão, algo que nos alimenta porque nos dirigimos, nos aproximamos do convidado especial, que é Deus.

A celebração não deve ficar apenas na oração decorada. Os catequizandos aprenderão a conversar naturalmente com Deus como um amigo íntimo. É importante diversificar a oração usando símbolos, cantos, gestos, salmos, silêncio, frases bíblicas repetidas, relacionando sempre ao tema estudado e com a vida.

A partir das celebrações dos encontros é possível motivar os catequizandos na participação das celebrações, cultos, novenas, grupos de reflexão.

e) Assumir ações práticas. Todo encontro precisa conscientizar que ser cristão não é ficar de braços cruzados, e nem ficar passivo diante da realidade.

Trata-se de encontrar passos concretos de mudança das situações onde a dignidade é ferida, a partir de critérios cristãos.

O agir é transformador e comprometedor. Está ligado à vida e à Palavra de Deus que questionam e exigem a mudança nas pessoas, famílias, comunidade.

Cada catequista necessita provocar o seu grupo para ações práticas. É preciso respeitar cada faixa etária, mas não será impossível fazer algo concreto. Os compromissos podem ser discutidos e assumidos de forma individual ou grupal.

f) Recordar o encontro. Não se trata aqui da aplicação de exercícios para decorar conceitos. O recordar nos leva a ruminar o que foi refletido, aprofundado, trazendo à memória algo essencial para ser fixado. A memorização é necessária sobretudo para conteúdos básicos de nossa fé. Se for aplicada alguma atividade, que esta seja para desenvolver o espírito comunitário de fraternidade, partilha, amizade e ajuda mútua.
Pode-se também pedir a ajuda para a família, sobre questões práticas.

g) Guardar para vida. Este passo dá importância à Bíblia. Precisamos que nossos catequizandos tenham na vida e na fala a Palavra de Deus. A partir do assunto tratado no encontro, podemos usar uma ou duas frases, tiradas dos textos bíblicos usados que dão a síntese do conteúdo, para serem compreendidas e vivenciadas.

As frases poderão ser escritas em papelógrafo ilustradas com desenhos, ou figuras e fixadas em local para serem vistas e memorizadas.

h) Avaliar. A avaliação ajuda a alegrar-se com as descobertas feitas, pelo que aconteceu de bom. É ela também que faz verificar as falhas, corrigir o que não foi bom.

Não podemos ficar somente no que o catequizando “aprendeu”, isto é, se sabe os mandamentos, sacramentos, mas é preciso avaliar as relações interpessoais, a responsabilidade, o comprometimento, o assumir os valores evangélicos como: diálogo, partilha, capacidade de perdoar, atitudes de fraternidade.

A avaliação é um passo precioso de crescimento. Ela faz parte de qualquer encontro.

São muitas as formas de avaliar. Pode-se utilizar dinâmicas, debates, partilha em grupo, individual, ou ainda, os próprios participantes escolhem alguém que no final do encontro poderá dar a sua opinião.

A grande fonte de avaliação é a observação atenta do que ocorre durante o processo catequético. Portanto, a avaliação não é só olhada dentro de quatro paredes, mas envolve a vida toda.

Parece simples preparar um encontro mas, como vemos, exige do(a) catequista dedicação, carinho e aprofundamento para tornar cada encontro, um espaço de crescimento mútuo.

Ao olharmos Jesus com seus apóstolos, veremos que seu método também tinha estes passos. É só verificar algumas passagens, como a dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35) ou ainda o encontro com a Samaritana (Jo 4, 1-30) ou Zaqueu (Lc 19, 1-10).

Qualquer ambiente era propício para acolher-ensinar-aprender-conviver. Para Ele a importância estava nas pessoas.

Ir. Marlene Bertoldi

segunda-feira, 14 de abril de 2008

★Imagens Espirito Santo★


°ಌ°Dons do Espríto Santo°ಌ°

Dons do Espiríto Santo:


1) Sabedoria: é o dom de perceber o certo e o errado, o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus, quem acredita na libertação e quem está interessado na opressão. A sabedoria é dada especialmente aos pobres (Mt 11, 25) e àqueles que são solidários a eles. Não tem nada a ver com cultura. Por este Dom buscamos, não as vantagens deste mundo, mas o Bem Supremo da Vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes. Diz o Senhor: "Feliz o homem que encontrou a sabedoria... Ela é mais valiosa do que ás pérolas" (Cf. Pv 3,13-15). A Sabedoria que vem do Espírito Santo "é um reflexo da luz eterna" (Cf Sb 7,26).

2) Inteligência: é o dom de entender os sinais da presença de Deus nas situações humanas, nos conflitos sociais, nas lutas políticas.. É o Dom Divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o Mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. O Senhor disse: "Eu lhes darei um coração capaz de me conhecerem e de entenderem que Eu sou o Senhor" (Jr 24,7).

3) Conselho: é o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e escutar, de animar a fé e a esperança da comunidade. Só assim orientamos bem a nossa vida e a de quem pede um conselho.

4) Fortaleza: é o dom de resistir às seduções da sociedade capitalista, de ser coerente com o Evangelho, de enfrentar riscos na luta por justiça, de não temer o martírio. É esse o Dom que faltou para o Apóstolo São Pedro quando negou o Mestre, e que lhe foi dado depois pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes. São Paulo confiava no Dom da Fortaleza. Ele disse: "Se Deus está conosco, quem será contra nós?" (Rm 8,31).

5) Ciência: é o dom de saber interpretar a Palavra de Deus, de explicar o Evangelho e a doutrina da Igreja, de fazer avançar a teologia, de traduzir em palavras o que se vive na prática. Por este Dom o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" ( Cor 2,10-15).

6) Piedade: é o dom de estar sempre aberto à vontade de Deus, procurando agir como Jesus agiria e identificando no próximo o rosto do Cristo. É o Dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Por ser o "amor do Pai e do Filho", o Espírito Santo nos dá o sabor das coisas de Deus. "O Reino de Deus não consiste em comida e bebida, mas é justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rm 14,17).

7) Temor: é o dom da prudência e da humildade, de saber reconhecer os próprios limites, de não pedir ou esperar de Deus que ele faça a nossa vontade. Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe estarmos retribuindo o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus.

Oração do Divino Espírito Santo

Vinde Espírito Santo!

Enchei os corações dos Vossos fiéis e

acendei neles o fogo do vosso amor.

Enviai o Vosso Espírito,

e tudo será criado.

E renovareis a face da terra.

OREMOS

Deus, que instruístes os corações dos

vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,

fazei com que apreciemos retamente

todas as coisas segundo o mesmo Espírito

e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo, Senhor nosso.

AMÉM.

Oração para pedir os dons do Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos o dom da sabedoria,
Para que possamos avaliar todas
As coisas à luz do Evangelho
E ler nos acontecimento da vida
Os projetos de amor do Pai.
Dai-nos o dom do entendimento,

Uma compreensão mais
Profunda da verdade,
A fim de anunciar a salvação
Com maior firmeza e convicção.
Dai-nos o dom do conselho,
Que ilumina a nossa vida
E orienta a nossa ação segundo
Vossa Divina Providência.
Dai-nos o dom da fortaleza.
Sustentai-nos, no meio de tantas
Dificuldades, com vossa coragem,
Para que possamos
Anunciar o Evangelho.
Dai-nos o dom da Ciência,
Para distinguir o único necessário
Das coisas meramente importantes.
Dai-nos o dom da piedade,
Para reanimar sempre mais
Nossa íntima comunhão convosco.
E, finalmente, dai-nos o dom do
Vosso santo temos,
Para que, conscientes de
Nossas fragilidade,
Reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo, E dai-nos um novo coração. Amém.


Deus mostra o caminho para que nós posamos seguir não será um caminho fácil, vão ter obstáculos e dificuldades, mas Deus estará do nosso lado... Quando o cansaço chegar ele te colocara em seus braços e te carregará!
É preciso ir e não desistir, pois no final a recompensa será bem maior e a dor o sofrimento que terás passado já nem se lembrará!
Deus te quer ao seu lado... Então venha e não desista, pois ele estará sempre contigo
Porque você é o filho amado de Deus!
Fiquem em paz!

domingo, 13 de abril de 2008

ڴڴڴڴSignificadosڴڴڴڴ

Evangelho

Significa “Boa Noticia”.
A mensagem de Jesus para as pessoas é uma Boa Noticia.
Na Bíblia, no Novo testamento, há quatro evangelhos, escritos por:

São Marcos, São Lucas, São Mateus e São João.



Parábola
É uma maneira de falar ou escrever, como uma carta, poesia, teatro…
que se chama género literário.
Não são uma história.

As parábolas de Jesus têm uma mensagem bonita, e que temos de saber descobrir.

O importante é saber procurar a mensagem que se quer transmitir





Reino de Deus

É um mundo melhor, que temos que construir aqui na terra e que chegará à sua plenitude no céu.

O Reino de Deus constrói-se com valores diferentes dos que imperam no nosso mundo: Ter, Poder, Sobressair, Gozar.

Frente a estes valores, Jesus põe: Ser, Humildade, Serviço...


ªªUniãoªª

Oração

Senhor:
Pedes com insistência que te preparemos o caminho.
Acreditas que vamos conseguir?
Dá-nos uma só palavra
E realizaremos contigo maravilhas.




Completa:

João filho de __ __ __ __ __ __ __ __

João pregava um__ __ __ __ __ __ __ __ de

Penitencia como está __ __ __ __ __ __ __ no livro

Do profeta __ __ __ __ __ __

«Uma voz clama no deserto:

P __ __ __ __ __ __ __ o caminho do __ __ __ __ __ __ »


Oração pela Mãe

Agradecemos de coração, Senhor, a mãe que nos deste. Essa criatura a quem tanto devemos em nossa vida. Agradecemos, Senhor, por nos ter gerado no seu seio. Agradecemos o leite materno, o seu carinho e a sua ternura. Agradecemos os seus sorrisos de mãe. Agradecemos toda a sua dedicação ao longo de toda a nossa existência. Agradecemos as noites de insónia, as preocupações quotidianas. Agradecemos os seus conselhos, as suas orientações, as suas correcções. Agradecemos todo o seu amor, manifestado no amor de mãe. Pedimos perdão, Senhor, se nem sempre correspondemos a este amor e carinho. Ámem.

//O que nos aconselha Jesus?//

Mas que atitude nos aconselha Jesus?


Ele propõe-nos cinco


Completa:


Cobrai o __ __ __ __ __

__ __ __ __ __ __ __ __ a cabeça

__ __ __ __ __ cuidado __ __ __ __ __ __ __ __

V __ __ __ __

__ __ __ __ continuamente

Oração
Senhor,
Todos Te gritamos: Vem!
Mas será que queremos a tua vinda?
Muda o nosso coração,
Para que de verdade chegue o dia
Em que todos clamarão como nos primeiros tempos:
Maranatha! Vem, Senhor Jesus!

¨¨Recursos¨¨

Vocação Igreja


ººImgens 1º comunhãoºº




A Eucaristia
A santa Missa
Jesus quis deixar para a Igreja um sacramento que perpetuasse o sacrifício de sua morte na cruz. Por isso, antes de começar sua paixão, reunido com seus apóstolos na última ceia, instituiu o sacramento da Eucaristia, convertendo pão e vinho em seu próprio corpo vivo, e o deu de comer, fez partícipes de seu sacerdócio aos apóstolos e mandou-lhes que fizessem o mesmo em sua memória.
Assim a Santa Missa é a renovação do sacrifício reconciliador do Senhor Jesus. Além de ser uma obrigação grave assistir à Santa Missa aos domingos e feriados religiosos de preceito -a menos que esteja impedido por uma causa grave-, é também um ato de amor que deve brotar naturalmente de cada cristão, como resposta agradecida frente ao imenso dom que significa que Deus se faça presente na Eucaristia.
O que é a Eucaristia?
É o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo sob as espécies de pão e vinho. Por meio da consagração, o sacerdote converte realmente no corpo e sangue de Cristo o pão e vinho oferecido no altar.
O que é a Santa Missa?
É a renovação sacramental do sacrifício da cruz.
A Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz?
Sim, a Santa Missa é o mesmo sacrifício da Cruz, mas sem derramamento de sangue, pois agora Jesus Cristo encontra-se em estado glorioso.
Quem pode celebrar a Santa Missa?
Somente os sacerdotes podem celebrar a Santa Missa, pois somente eles podem atuar personificando a Cristo, cabeça da Igreja.
Quais são os fins pelos quais se oferece a Santa Missa?
Os fins pelos quais se oferece a Santa Missa são quatro: adorar a Deus, agradecer por seu benefícios, pedir-lhe dons e graças, e para a satisfação por nossos pecados.
A Santa Comunhão
A Eucaristia é também banquete sagrado, no qual recebemos a Jesus Cristo como alimento de nossas almas.
A Comunhão é receber a Jesus Cristo sacramentado na Eucaristia; de maneira que, ao comungar, entra em nós mesmos Jesus Cristo vivo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem,com seu corpo, sangue, alma e divindade.
A Eucaristia é a fonte e cume da vida a Igreja, e também de nossa vida em Deus. A Igreja manda comunga pelo menos uma vez ao ano, em estado de graça; recomenda vivamente a comunhão freqüente e, se possível, sempre que se assista a Santa Missa, para que a participação do sacrifício de Jesus seja completa.
É muito importante receber a Primeira Comunhão quando se chega ao uso da razão, com a devida preparação.
O que é a Santa Comunhão?
A Sagrada Comunhão é receber Jesus Cristo presente na Eucaristia.
De que modo Jesus Cristo está presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está na Eucaristia verdadeira, real e substancialmente presente, inteiro, vivo e glorioso, com seu corpo, sangue, alma e divindade, em cada uma das espécies e em qualquer parte delas.
A Hóstia consagrada é uma "coisa"?
Não, a Hóstia consagrada não é uma "coisa", embora o pareça; é uma Pessoa Divina, é Jesus vivo e verdadeiro.
Quem pode comungar?
Pode comungar quem estiver em graça de Deus, guardar o jejum eucarístico e saber quem vai receber.
Em que consiste o jejum eucarístico?
Consiste em abster-se de tomar qualquer alimento ou bebida, pelo menos uma hora antes da Sagrada Comunhão, exceto água e remédios. Os doentes e seus assistentes podem comungar mesmo que tenham tomado algo na hora imediatamente anterior.
Quando se recebe a primeira comunhão?
A primeira comunhão pode ser recebida quando se começa a ter uso da razão, o que se supõe a partir dos sete anos; tendo recebido previamente a preparação oportuna e o sacramento da penitência.
Que pecado comete quem comunga em pecado mortal?
Quem comunga em pecado mortal comete um grave pecado chamado sacrilégio.
O que deve fazer quem deseja comungar e encontra-se em pecado mortal?
Quem deseja comungar e encontra-se em pecado mortal não pode receber a Comunhão sem recorrer antes ao sacramento da Penitência, pois para comungar não basta o ato de contrição.


Fonte: Catecismo






quinta-feira, 10 de abril de 2008

╠════Brincadeiras Sociais╠════

1.. Peça Bíblica.Cada equipe deverá forma uma peça bíblica, a melhor peça, ganha.

2.. Qual é o Hino?Essa competição deverá ser feita estilo Qual é a música?

3.. Caça ao tesouro.É colocado várias pistas, até chegar ao tesouro tanto desejado, ganha pontos as equipes
que forem chegando de acordo com a colocação.

4.. Melhor cena de filme.Cada equipe deverá fazer uma cena de qualquer filme inesquecível.

Com 2 equipes.

5.. Corrida Bíblica.São colocados dois participantes de cada equipe, e eles terão que achar a passagem na bíblia, e
ao mesmo tempo em que acerta, pular para a cadeira da frente. Ganha quem chegar primeiro.

6.. Quebra Cabeça.É distribuído um quebra cabeça para cada equipe, e quem formar primeiro ganha.

7.. Passa ou repassa Bíblico.É feito um desafio aos participantes de cada equipe, e se não souberem a resposta,
passa para frente, caso a outra equipe não descubra, eles terão que responder ou pagar com tarefa.

8.. Música Quase no Lar.Cada equipe deve criar uma música com o tema do acampamento.


9.. Poema ou poesia.Cada equipe deverá fazer um poema ou uma poesia sobre o tema do retiro.

Outras.

01 - CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Escolher duas pessoas que não a conheçam. Distribuem-se obstáculos de várias espécies, livros, vasos, jarras,
garrafas, almofadas pea "pista".
Os participantes devem ser exercitados (não correr) ao longo da pista, tratando de desviar os obstáculos.
Depois seus olhos são vendados, e um por vez percorre o mesmo caminho.
Enquanto alguns procuram animá-los, aconselhando-os a como pisar, outros vão tirando do caminho todos os obstáculos. Como eles ignoram, darão alguns passos estranhos. No final acrescente uma bacia com água, ou
algum outro objeto para assustá-los

02 - PESCARIA DE CEGO

Estica-se na sala ou no pátio um barbante. No barbante penduram-se bombons ou alguma fruta, à altura da boca
das pessoas que participam da brincadeira.
Escolhem-se dois os três participantes que são conduzidos diante dos bombons ou das frutas, para tomar
conhecimento
da situação.

A seguir, seus olhos são vendados e, com os braços cruzados nas costas, deverão procurar apanhar com a boca os
bombons ou as frutas.

03 - CAIXA DE FÓSFORO

Solicita-se que dois ou mais competidores se apresentem no meio do grupo.
Cada um receberá uma caixa de fósforos, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e, uma vez aberta, tirar
um palito de fósforo e acendê-lo.
O primeiro que conseguir será o vencedor.

04 - PALAVRAS NO GRITO

O nome já indica que esta é bem movimentada. Dois times recebem as mesmas letras, uma letra em cada folha ,
bem grande. Podem ser riscadas com pincel atômico, uma cor para cada time. Cada pessoa fica com uma letra, mas nem todos precisam de letras, pois é bem divertido também apreciar. Aproveite uma palavra da ocasião, como ANIVERSÁRIO, por exemplo. Primeiro o líder grita palavras curtas. Cada equipe escolhe um capitão para pôr sua palavra em ordem. Cada lado procura ser o primeiro a formar a palavra corretamente, cada um segurando sua
letra na altura do peito. Em
ANIVERSÁRIO há: VERSO, AVIÁRIO, NARRA, RAIVA, ARES, SEARA, VARRE, ANOS, VIRÁ, INVERNO, VEIAS, SINO
RISO, RAIOS, etc. No final, você chama a palavra que leva todas as letras.
Há palavras que têm mais possibilidade que outras, ou pode usar mais de uma palavra: AÇÃO DE GRAÇAS.
Alguém pode servir de marcador de tempo, olhando quantos segundos cada time leva; ou pode-se apenas dar
um ponto ao que terminou primeiro cada vez

05 - DESAFIO AOS TAGARELAS

Você dá o assunto: sua opinião dos filhos, do marido, da cidade, de se fazer um piquenique, de pintar a igreja de
amarelo, de ir à igreja às 7 horas da manhã, etc. A pessoa escolhida para falar deve começar dizendo todas as coisas
boas, as vantagens, por que gosta, etc.

Então o líder toca uma campainha e sem interromper a sentença, a mesma pessoa passa a falar tudo de mal que se
pode dizer do mesmo assunto. Às vezes toca no meio da sentença. Dá as desvantagens, porque não gosta, etc.
A campainha toca novamente e a sentença começada tem que mudar para um elogio, ao invés de dizer tudo de
negativo para o positivo, ao novo toque vice-versa. Depois outra pessoa, experimenta falar. Dá certo e é super
divertido ouvir.

Pode haver uma banca para resolver qual o candidato será vencedor.

Talvez seja possível usar este método para apresentar um assunto mais sério que precisa ser ventilado. Da
brincadeira inicial, que apresentaria as vantagens e desvantagens, poderia passar-se à consideração desapaixonada e à votação

06 - FALSO OU VERDADEIRO

Procedimento

Entregue a cada pessoa uma folha de papel e uma caneta. Faça algumas perguntas de caráter pessoal que devem ser respondidas corretamente pelos integrantes do grupo. Cada participante deve escolher uma das questões e dar
resposta falsa, porém de maneira muito convincente para que os demais não desconfiem. Quando todos tiverem terminado, cada pessoa deve ler suas respostas em voz alta e o grupo deve apontar quais são verdadeiras e
que é a falsa. Peça que expliquem o por quê de sua opinião, para verificar o quanto
a pessoa é de fato conhecida pelas demais.

Possíveis perguntas:

* pessoa famosa com quem gostaria de conversar

* maior susto que já levou na vida
* esporte a que mais gosta de assistir na televisão
* livro que mais apreciou nos últimos 6 meses
* uma "aprontação" da infância
* país ou cidade que mais deseja conhecer
* tipo de música que prefere ouvir quando está sozinho

Aplicação com o grupo
Na vida cristã é necessário discernimento para poder diferenciar entro o falso e o verdadeiro - S. Mt.7:15,16

07 - PONTARIA EM GRUPO

Um grupo de cinco pessoas forma um círculo e cada um tem a ponta de uma corda fina amarrada na cintura e
a outra ponta amarrada em um lápis (ou caneta). No centro do cícrulo coloca-se, no chão, uma garrafa de boca
grossa o suficiente para passar um lápis. Os participantes estarão com as mãos colocadas para trás e não poderão
falar nenhuma palavra.
Apenas com os movimentos do corpo poderão tentar colocar a caneta na garrafa. Ganha o grupo que conseguir em menor tempo.

08 - DOMINÓ BÍBLICO 1

1- O primeiro participante diz um nome da bíblia (pode se convencionar só nomes de pessoas, cidades).
2 - O próximo participante deverá dizer um nome começado com a última letra do nome mencionado pelo anterior.
Por exemplo : 1) Moisés - 2 ) Samuel - 3 ) Lameque - 4 ) Esaú - 5 ) Urias, etc.
3 - Em caso de dúvida quanto a grafia ou existência do nome, o participante deve mostrar a passagem onde este
nome é citado ou ter um tempo ( 30 segundos ? , 1 minuto ? ) para acha-lo em sua bíblia. Caso não o encontre,
está fora, mesmo que durante este tempo lembre de outro nome ( p/ evitar alegações de que o achou enquanto
procurava o nome discutido ).
4 - Único nome bíblico fora da brincadeira: Félix (não existem nomes na bíblia começados com x ).
5 - À medida que os participantes ou não lembram, ou esgotam o tempo concedido a eles, vão sendo eliminados.
O último a dizer um nome é o vencedor desde que se lembre de mais um nome começado com a letra da seqüência.
Por exemplo : Restando apenas 2 participantes 1 deles diz o nome Onésimo. Caso o outro participante não se
lembre de nenhum nome começado com a letra "O", o participante que disse Onésimo deverá dizer outro nome começado
com "O", como Orfa, Onã, Onri, etc, para ser o vencedor. Caso nenhum dos dois se lembre, haverá empate.
6 - À medida que os desbravadores vão descobrindo as genealogias, para mante-los no verdadeiro objetivo do jogo
que é estimulo ao estudo da Bíblia, pode-se dificultar o uso deste recurso através da obrigatoriedade de dizer alguma coisa a respeito do personagem em questão, o que no caso das genealogias força-los-á a decorarem no mínimo o
nome do pai do sujeito em questão (por exemplo : Orem filho de Jerameel - I Cron. 2 : 25 ).
7 - Também é eliminado da brincadeira quem repetir algum nome já dito anteriormente, por isso é útil que cada
participante vá fazendo uma lista do nomes ditos, ou em caso de estar em sala, ser feita esta anotação no quadro.
8 - Outra opção é a de se fazer o jogo em pequenos grupos (2 ou 3 ) no máximo, onde cada grupo sugere um nome,
em vez de individualmente, especialmente se houver muitos juvenis não adventistas no clube. (problema : devido a
necessitar de mais tempo para as confabulações, desta forma é mais demorado).
9 - Para que se possa fazer várias rodadas, e premiar vários participantes, recomenda - se o uso de prêmios de valor baixo, como bombons, adesivos, canetas, revistas, etc. Em caso de empate, premiar a ambos. Não esquecer de dar algum
prêmio de consolação aos demais participantes.

09 - DOMINÓ BÍBLICO 2


Este jogo é assim denominado mais por ter evoluído a partir do anterior, do que por parecer - se com um dominó. A
idéia nos ocorreu após termos visto alguns desbravadores fazendo listas de nomes começados com letras difíceis,
notadamente a letra "O". Para dribla - lº procedemos da mesma forma que eles, mudamos a competição para listas
de nomes, conforme se segue :
1 - Convenciona - se uma seqüência de letras ( em ordem alfabética, somente vogais, somente consoantes.
2 - Convencionando-se a ordem alfabética ( por ex. ), o primeiro participante diz um nome começado com a letra A.
3 - Sucedem - se os participantes, dizendo nomes começados com A, sendo eliminados os que não se lembrarem de novos nomes, sendo declarado vencedor da etapa A, o último a se lembrar de um nome começado com a referida letra.( Assim existe um pequeno componente de sorte ).
4 - A seguir repete - se o procedimento com a letra seguinte convencionada ( no caso "B" ).
5 - Podem ser feitas quantas letras o tempo permitir naquela reunião, continuando-se a seqüência nas próximas
reuniões.(Isto também estimula os desbravadores a não faltarem ).
6 - Da mesma forma que o anterior, assim há possibilidade de termos vários "vencedores" na mesma reunião, o que
atenua a possibilidade de hostilidade e exacerbação do espírito de competição entre eles.

10 - FORCA BÍBLICA
O nome já deixa claro o que é o jogo, uma adaptação do conhecido jogo da forca com o uso de nomes bíblicos. Para
evitar dissensões vão aqui algumas sugestões, que podem ser adaptáveis a várias formas de jogar :
1 - Para relembrar a seqüência do jogo: É escolhido um nome por cada grupo que participa (entre 2 a 5 pessoas),
sendo fornecidas uma dica a respeito do nome, e todas as ocorrências de uma determinada letra. Por
exemplo : _ _ _ _ A _ A _ , e a seguinte dica : REI, e a partir de então o grupo que está tentando adivinhar vai
propondo letras. Torna-se mais interessante se dois ou três grupos tentam adivinhar simultaneamente, propondo
nomes entre si :
1º X 2º, 2º X 3º, 3º X 1º.
2 - Para evitar desequilíbrios, as palavras e dicas podem ser escolhidas por quem está organizando a brincadeira. Um
exemplo claro de desequilíbrio seria para concorrer com a palavra anterior, se fosse sugerida pelo outro grupo o seguinte:

_ _ _ I , MELHOR REI DE ISRAEL, ( palavra com menos letras, dica muito explícita - muito fácil ). Naturalmente
há casos em que a palavra é difícil, como por exemplo : _ _ _ _ I _ , MATOU UM LEÃO NO INVERNO. Para
casos assim
difíceis, deve - se dar uma segunda dica faltando dois traços para o enforcamento total, e a segunda dica seria : UM
DOS 30 VALENTES DE DAVI. Não ajudou muito, né? (ou seja, querendo complicar é possível ).
3 - Prosseguindo o jogo, a cada letra errada sugerida faz - se um traço do bonequinho na forca, e que pode ter vários
níveis de detalhamento, desde os mais simples (5 itens - cabeça corpo e membros, como ao lado, faltando uma
perna), ou de complexidade até "n" itens desenhando nariz, boca, sobrancelhas, chapéu, bigode, etc.
4 - Dentro desta idéia geral podem ser feitas adaptações de acordo com os desejos de cada grupo. 5 - Para jogos
com vários grupos, cada grupo sugere uma letra para a sua palavra alternadamente. 6 - Também a pontuação pode
ser feita de várias formas, se as palavras tem o mesmo número de letras, é mais fácil, dando um ponto por letra
que ficar faltando, ou pode ser feita a pontuação por palavras acertada.

11 - STOP BÍBLICO

Também é uma adaptação deste conhecido jogo, para uso com nomes bíblicos. Da mesma forma comporta
adaptações a gosto do grupo.
1 - Pode ser feita com os itens : Nomes de pessoa, cidades, frutas, animais, instrumentos musicais ou de trabalho, profetas e reis, rios, discípulos ou
evangelistas, hinos, livros da bíblia, etc.
2 - Depois de definidos os itens, sorteia - se uma letra.
3 - Os coordenadores da brincadeira dão o tempo máximo da brincadeira (por exemplo 1 minuto). Se alguém
termina antes deste tempo grita stop, e os demais devem parar imediatamente, (mesmo se estiver no meio da palavra).
Caso ninguém termine antes do prazo estipulado, o coordenador é quem fala stop, ao terminar o tempo.
4 - Contam - se então os pontos da seguinte forma : Palavra original (que ninguém mais tenha escrito) : 10 pontos. Palavra que mais uma pessoa tenha escrito : 5 pontos.
5 - Após um número de rodadas (definido previamente para evitar chorumelas), totalizam - se os pontos. Letra NP
Cidade Fruta Animal IM / T
PR Rios D / E B G ?

12 - OUTRAS BRINCADEIRAS INTERESSANTES MAS QUE REQUEREM MAIS TEMPO

1 - Representar ou encenar uma passagem Bíblica - CENA VIVA. Dar pontos pela melhor apresentação e pelo grau
de facilidade para entender a cena, (uma variante desta brincadeira é tentar representar um provérbio, outra variante é tentarde duplas, um deles tira um versículo da "caixinha de promessas" e
tenta interpretar com gestos para que o outro adivinhe. Em todos os casos premiar a boa apresentação e inventividade
e não somente por descobrir o verso. Também é necessário que em caso de dúvida, o verso seja inteligível
(ou não seja entendido ), por outras pessoas do grupo, porque talvez a pessoa não esteja adivinhando por conhecer
poucos versos ).
2 - Citar uma palavra e os participantes devem cantar um hino que contenha a mesma.
3 - Concurso de memorização com versos ou salmos.
4 - Memória bíblica : Montar uma mesa com objetos que lembrem histórias bíblicas, o grupo tem um tempo determinado
para olhar, depois devem dizer ou desenhar a ordem em que os objetos estavam e identificar a estória com que se
relacionam os objetos. Outra variante é relacionar os objetos com versículos e em vez de identificar a historia, os
participantes devem falar um versículo que se relacione com cada objeto mostrado.
5 - Sons da natureza : Durante um passeio os participantes devem ir tentando identificar o maior número possível de
sons diferentes, repetindo - os ou citando - os no final do mesmo.
6 - Combinações na Natureza : O líder deve ir previamente a área onde o grupo passará, e ir coletando em um saco
opaco materiais da natureza, (folhas, pedras, sementes, galhos, flores, etc ). À medida que o passeio
prossegue nos locais adequados, as amostras são retiradas do saco e exibidas ao grupo, que então tenta combinar o
material mostrado com alguma outra coisa da área de visão imediata, continua - se a brincadeira até o término do
passeio ou dos objetos, dando pontos aos que acertarem ou que demonstrarem criatividade.
7 - Caminhada Musical : Dividir o grupo em frações suficientes para 4 subgrupos, encaminhando - os para os 4
pontos cardeais. Definir um tempo de exploração. Ao caminhar o grupo vai anotando itens que lembrem hinos ou cânticos.
Não se deve levar o hinário juntos. Ao retornarem ao ponto de partida na hora marcada ( premiar a pontualidade ),
cada grupo diz que hinos relacionou com que objetos da Natureza. Ao final fazer uma "festa musical" com as músicas
mencionadas.
8 - Caminhada Bíblica : Variante da anterior, usando passagens ou histórias bíblicas como ponto de relação.

13 - Dicas J.A.


Destaque da Semana
Preparem um grande e decorado coração de isopor e nele colem a foto de uma pessoa que foi ou é destaque em sua igreja, seja em trabalhos dentro da igreja ou missionários, alguém que tenha feito algo que marcou durante a semana. Prepare
frases especiais e recadinhos e cole no coração, junto à foto.
No final de cada programa, convide a pessoa e apresente à igreja e mostre o coração.
Fixe o coração no mural da igreja, ou numa parede ao fundo e deixe até o próximo programa, quando já deverá
ter sido escolhido o(a) próximo(a) destaque.
Fica sempre no ar quem será o próximo e aumenta a freqüência aos programas, bem como o trabalho, pois esperam
ser o destaque


14 - Cesta da Amizade:
Prepare duas cestas contendo frutas, chocolates, biscoitos, balas, doces, etc...
Embrulhe uma em papel celofane rosa e outra em azul,, amarre com laço de fita branco, bem bonito e coloque
na mesa, antes do programa.
Ao final do programa, que pode ser sobre amizade, convide uma moça e um rapaz, entregue as cestas e diga-lhes
que deverão trazer no próximo programa, com novos produtos, e entregar a um amigo(a) de sua preferência, e assim, sucessivamente, até que todos tenham recebido as cestas.
Este passa a ser um quadro do programa.

15 - Social do BEBÊ
Anunciar com antecedência que todos os concorrentes deverão estar no local vestidos de bebê.
Montar corpo de jurados e a passarela para o desfile.
Prêmio: Mamadeiras com mingau de cremogema.
OBS.: Não deixe ninguém ver o que é o prêmio, embrulhe bem bonito e deixe à mostra, junto aos jurados.

16 - Corrida Bíblica.
Colocam-se 4 participantes na corrida bíblica. Fica um de cada lado dos bancos, ou seja, dois no meio e dois nos
cantos. A pessoa q está fazendo o concurso fala a passagem e quem for achando vai chegando um banco para frente. Quem chegar à frente 1º é o vencedor!!!

17 - HINOS E MÚSICAS

Solicite que um membro de cada equipe venha à frente. Se não há equipes, dois homens e duas mulheres, ex:
Peça com antecedência que todos tragam seus hinários e, para a brincadeira, prefira o hinário básico, pequeno,
porque todos deverão folhear os hinários paralelamente.
Solicite que cada um abra o hinário no hino 1. Aí abre-se 4 folhas (todos juntos). Na página que parar, a primeira
pessoa deverá cantar em alto e bom som, um dos hinos que lá estão. Cantou? Leve o microfone para a próxima
pessoa. Aí todos devem virar mais 4 páginas. Quem não souber nenhum hino das duas folhas em que parou, está
fora da brincadeira. E assim, chegará um momento em que nenhum hino é conhecido e vão saindo, saindo até que
fica o vencedor. É legal pedir a participação da igreja! Quando um não souber,
perguntem ao público se alguém conhece o hino para cantar e ganhar uma lembrança.

18 - QUEM SOU EU?

Prepare faixas, tipo coroas, com os nomes abaixo e, sem que os participantes vejam, coloque as faixas na cabeça
dos mesmos.
Coloque-os de pé, em frente à congregação, para que todos saibam quem são os personagens, menos os
participantes.
Dê então as dicas:

A ressurreição ....................................... Lázaro
A graça de ser pai ................................. Abraão
Proteção de grandes perigos ................... Daniel
A cura e a restauração ............................ Jó
A graça de ser mãe ................................ Ana
Morreu cego ........................................... Sansão
Teve um grande e fiel amigo ..................... Davi

Ajuda:http://www.escolanoar.org.br/dados/adolescentes/prof_atividades.htm












↔॥◊॥↔ A Biblia ensinada através de Brincadeiras↔॥◊॥↔

Ajude a terminar de montar as casas
©2007 '' Por Elke di Barros